Igreja e Arquitetura

esse post é total off-topic, mas surgiu duma conversa bebada num fim de noite com o crovis e ele disse que tinha que ser eternizada por escrito, portanto aí vai.

a gente não sei por que tava falando de igreja evangélica (deve ser pq tem uma do lado da casa dele) e surgiu o lance da Renascer que caiu lá no Cambuci. Ah, lembrei, a gente tava falando do telhado de eternit da área de serviço da casa, e eu falei que o teto da renascer lá era tudo de eternit. Num lampejo de insight histórico, eu pensei: é, pode falar o que quiser da Igreja Católica, mas os caras sabem fazer igreja. são 200 anos de know how com alguns dos melhores arquitetos da história. Quem fez a cúpula da Basílica de São Pedro não foi nenhuma firminha de fundo de quintal não, foi Michelangelo. Se essas igrejas neo-evangelicas que tem por aí ou pegam cinemas desativados ou fazem monstruosidades arquitetonicas, qualquer capelinha catolica tem bem claro a ideia de projeto, de unidade arquitetonica, e algumas são verdadeiras obras de arte. Pelo menos esteticamente, a Igreja Católica ganha essa disputa de lavada. Vocês não acham?

tem uma história do Paulo Francis que tem a ver. Alguem falou que ele gostava de ir nas Igrejas da europa, ficava maravilhado com a arquitetura, com as obras de arte sacra, etc, etc. mas na hora do sermão do padre ele dormia, hehehe. Acho que é bem por aí.

Anúncios

~ por pnoviello em 31/01/2009.

Uma resposta to “Igreja e Arquitetura”

  1. aqui na belgica rolou uma balada numa igreja antiga. dizem que tem essas igrejas catolicas pela europa inteira mas que nao tem mais missa, ninguem vai. os governos nao sabem o que fazer com as igrejas, elas ocupam uns putas espaços valiosos. nessa rolou balada, com dj, breja e uns porritos aqui e acolá. nao tinha cristo na parede nem crucifixo, mas tinha santo e confessionario. ah, e o dj ficava no altar.
    a emilia falou: diogo, estamos presenciando um fato historico, é a decadencia da igreja catolica! bla,bla,bla… mas ela tem razao.

    abrazos!

    diogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: